Mundo dos sabores

Eu adoro cozinhar, experimentar receitas, fazer alterações, inventar sabores...

Decidi então criar este blog para poder partilhar as minhas receitas.

Espero ter muitos amigos a entrar no meu "mundo dos sabores" !

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Doce de amoras silvestres

Eu tenho muita sorte em ter amoras silvestres perto de casa, por isso vou sempre apanhá-las, pois cá em casa todos adoramos o doce de amoras.

Ingredientes
1 kg de amoras
500gr de açúcar  ( eu só ponho 250 gr )

sumo de um limão

Preparação
Lavar muito bem as amoras.
Juntar todos os ingredientes num tacho e levar ao lume, mexendo de vez em quando,  para não deixar  pegar ao fundo do tacho.
Deixar ferver até atingir o ponto de estrada*  e após  tirar do lume e colocar, de imediato,  em  frascos  previamente escaldados e bem secos, deixando-os criar vácuo**.
* enquanto fazemos a compota, colocamos um pires no congelador e para vermos se já atingiu o ponto de estrada, pegamos no pires e deitamos nele um pouco do doce, passando com um dedo como quem está a abrir uma estrada, se ele não voltar a unir é porque está no ponto.

** para fazer o vácuo, depois de colocar o doce nos frascos, apertam-se bem e colocam-se de boca para baixo, deixando-os ficar assim até arrefecerem.

Notas: Eu não uso a varinha mágica, pois gosto de encontrar pedaços de amora, por isso, enquanto ferve vou pressionando os frutos com uma espumadeira, esmagando-os ligeiramente.
Também costumo, quando não tenho pressa do doce,  colocar as amoras no tacho com açúcar por cima, de um dia para o outro, para que vão libertando o seu sumo.

Sugestão:
Pode consumi-lo, como na foto,  barrado em Waffles  (um dia destes coloco a minha receita no blog) ou, no caso de fazer iogurtes em casa, colocá-lo no fundo dos respectivos recipientes.
Fica delicioso!

Sem comentários:

Enviar um comentário